Avançar para o conteúdo principal

Janeiro


The Tres Riches Heures
January
The month of giving gifts (a custom which seems to have died out now). Jean de Berry himself can be seen on the right, wearing the brilliant blue robe.
The Tres Riches Heures is the classic example of a medieval book of hours. This was a collection of the text for each liturgical hour of the day - hence the name - which often included other, supplementary, texts. Calendars, prayers, psalms and masses for certain holy days were commonly included.
The picture are from the calendar section of the Tres Riches Heures. This was painted some time between 1412 and 1416 and is arguably the most beautiful part of the manuscript; it is certainly the best known, being one of the great art treasures of France. In terms of historical and cultural importance, it is certainly equal to more famous works such as the Mona Lisa, marking the pinnacle of the art of manuscript illumination.

Mensagens populares deste blogue

O numero 5

“Não sei ler, nem escrever: só sei soletrar. Dá-me a Primeira letra e eu dar-te-ei a Seguinte”. “Não posso pronunciá-la, mas soletrá-la-ei contigo; dás-me a Primeira letra e eu dar-te-ei a Segunda”…Os Rituais para a emissão da Palavra Sagrada nos Graus de Aprendiz e Companheiro são, também, uma orientação para a atitude que o postulante deve ter neste percurso: recebe alguma instrução, são-lhe apresentados alguns mistérios, mas deverá ele próprio encontrar e elaborar dentro dele as respostas para os mistérios e segredos com que se depara. Na Ordem Maçónica, essas respostas e segredos desvendados nunca são definitivos, mas são sempre justos, e adequados ao Grau em que se encontra o postulante. É a natureza polissémica da Palavra, são os diferentes mantos que se vão afastando na descoberta dos símbolos e mistérios na construção do Templo. Heraclito afirmou que a “natureza, a realidade, gosta de se esconder " e que esta realidade escondida está além do alcance dos homens que a...

Mozart e os Números Inteiros

As relações entre a matemática e a música tais como: acústica, afinação e temperamento, influências na notação, estruturas matemáticas em formas musicais, entre outras, vêm de tempos remotos. Um caso curioso é a influência em Mozart da numerologia e da gematria, doutrinas que, fortemente ligadas a práticas religiosas, já haviam influenciado a arquitectura e a arte. Aprendê-las não é particularmente difícil pois ambas utilizam matemática básica. O problema surge com as diversas interpretações que um número inteiro pode ter decorrentes das conotações próprias da cultura de proveniência. A Franco-Maçonaria e o Cristianismo estão na origem das doutrinas elementares subjacentes à numerologia. O ramo da Maçonaria a que Mozart pertenceu atribuía à tradição egípcia a principal fonte de sabedoria. De acordo com a aritmética egípcia, tanto o número 3 como o número 6 têm uma conotação masculina. Contudo, o número 3 era o número mais importante, visto estar associado às tríades maçónicas. Já o...

Mestre Real

Nos graus simbólicos, os Companheiros são confrontados com o relato da perda da Palavra, procuram mas não a encontram. No Capítulo, procuram, encontram, mas não entendem o significado do que encontram. A explicação de como, efectivamente, a palavra foi preservada, e o que significa, é o tema dos graus crípticos. No Grau de Mestre Real aprendem que, sejam quais forem as incertezas da vida que  para o Maçon fiel aos princípios da Arte, a recompensa é garantida. No grau de Mestre Escolhido aprendem que a Palavra deve ser preservada na abóbada secreta da alma de cada um dos Companheiros.  MESTRE REAL Este grau é realizado na Câmara do Conselho, representando o Santo dos Santos do Templo do rei Salomão.   Na primeira secção do grau, Hiram Abiff está activo na construção do Templo. Na segunda secção, Hiram Abiff encontra-se ausente, a construção do Templo está perto do términus, a Arca da Aliança está presente e Adoniram é investido com a responsabilidade de Mes...