Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Partilhas

Para dar a meus irmãos A parte que lhes cabia Meti as mãos Na arca vazia. Senti pó nos dedos. Fria,Retirei a mão sem nada. Se a vida já fora dada, Que mais, para dar, havia? Nos meus dedos, O pó, porém, reluzia. Cinzas de antigos segredos, Morte que ainda vivia... Meus tesouros de algum dia, Levai-os, ventos ligeiros! Os meus irmãos verdadeiros Vão encher a arca vazia. José Regio Música Ligeira

King Solomon

King Solomon Russian icon from first quarter of 18th century Source Iconostasis of Kizhi monastery, Russia First quarter of XVIII century

After a while...

After a while, you learn the subtle difference Between holding a hand and chaining a soul, And you learn that love doesn't mean leaning And company doesn't always mean security And you learn that kisses aren't contracts And presents aren't promises, And you begin to accept your defeats With your head up and your eyes ahead With the grace of a woman, not the grief of a child, And you learn to build your roads on today because tomorrow's ground is too uncertain for plans and futures have a way of falling down in mid-flight. After a while you learn that even sunshine burns if you get too much. So you plant you own garden and decorate your own soul instead of waiting for someone to bring you flowers. And you learn that you really can endure... that you really are strong and you really do have worth. And you learn and you learn... With every goodbye you learn. Veronica A. Shoffstall

Ibn Arabi

IBN ARABI (Poeta Árabe nascido em Múscia, Séc. XII-XIII) Um apaixonado veio bater à porta da sua bem-amada e ela, lá de dentro, veio dizer: quem é? Deu ele em responder; sou eu, minha adorada! Disse ela, de seguida, já irada: eu e tu não cabemos nesta casa! No deserto foi ele arder a sua brasa meditando até de madrugada Voltou à porta dela, e bateu e, uma vez mais, a voz se ouviu: quem é? és tu! ele respondeu e logo aquela porta então se abriu

O papel da mulher na Gnose Islâmica

O rosto mais visível da Gnose Islâmica é, historicamente, o do sufismo (tasawwuf), muito embora outras formas de esoterismo como este coexistam, nomeadamente, o das gnoses xiitas/ismaelitas. O sufismo pressupõe uma via iniciática, que se exprime na confraria (tariqa), a qual assegura a manutenção de uma cadeia ininterrupta (silsila) de transmissão autêntica de conhecimento sapiencial, mediante o qual é propiciado o efeito irradiante do influxo espiritual (baraka). O gnóstico (aquele que sabe, ‘arîf), corporiza em grau supremo, os ideais muçulmanos de santidade (walâya), de cavalaria espiritual (futuwwah) e de sageza (hikma). Assim, ao gnóstico pertence a beatitude (sakîna) de quem vive na paz de Deus (Allâh), sendo-lhe permitido, por isso, frequentar o Seu limiar. As diversas confrarias sufis, que remontam a sua origem ao Profeta Maomé (Muhammad), baseiam-se na iniciação e ensinamento ministrados por cada mestre (shaykh) aos seus aprendizes (murîdûn). No debate, por vezes demasiadament...

São João

De acordo com alguns dos autores mais avisados, o S. João a que se referem as Lojas dos graus simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceite, não é nenhum dos dois S. Joões Solsticiais celebrados pelo Cristianismo, na tradição romana dos Janua - o Baptista (24 de Junho) e o Evangelista (27 de Dezembro) -, mas o cipriota S. João Esmoler, também conhecido como S. João de Jerusalém, cujas acções de apoio aos cruzados e à reedificação de templos entretanto destruídos pelos povos ditos bárbaros lhe teriam valido a eleição como patrono da Maçonaria. A tradição recente, contudo, (e esta vem, pelo menos, do séc. XVIII), atribui ao Solstício de Verão, incarnado pela festividade de S. João Baptista, uma importância diferenciada, símbolo do início de numa nova vida, através do baptismo, e da entrada numa época cíclica de maior Luz. O Baptista, lembra-nos, assim, o fundamento iniciático da Ordem a que pertencemos. Parafraseando René Guénon, a iniciação consiste essencialmente na transmissão de uma inf...

São João, o Evangelista

João era um dos mais próximos de Jesus, somente ele, Pedro e Tiago estavam presentes em eventos importantes, tais como a Transfiguração, a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairus e a Agonia no Jardim das Oliveiras. Por essa razão São Paulo nomeia João, Pedro e Tiago como sendo os líderes ou os pilares da Igreja de Jerusalém. (Gal2:9). Ele e Pedro foram os primeiros apóstolos na tumba do Cristo ressuscitado. (Jo 20:3-8) Na ultima ceia ele inclinou-se e apoiou-se no peito de Jesus e foi o único apóstolo presente na crucificação, onde Jesus lhe deu a tarefa de cuidar de Sua mãe a Virgem Maria e de Seus amigos. Ele estava na Corte porque conhecia os altos sacerdotes e conseguiu que os serventes da Corte do Califa deixassem São Pedro entrar.(Jo 18:15-16). Mais tarde quando Cristo apareceu no lago e com eles comeu, João por instinto reconheceu quem era e disse a Pedro (Jo21:7). Juntos eles caminharam ao longo da margem do lago. Vendo João seguindo Pedro a Ele o que seria d...